Blog OQVestir

RSS
maio
25

História da moda: calça jeans, a queridinha do dia a dia

WELOVE2

De peça do vestuário de mineradores a item-desejo de todo mundo, a calça jeans percorreu um longo caminho de altos e baixos até se tornar um must have do closet. Hoje, com mais força do que nunca, após o retorno da trend normcore – um eco da década de 1990.

Criada por Levi Strauss, fundador da Levi’s, em 1873, a peça era originalmente destinada a trabalhadores que precisavam de roupas mais resistentes e de tecidos reforçados. Após algumas modificações (a cor índigo veio em 1890, e no ano seguinte, os bolsos traseiros), a peça confortável ganhou fãs nos Estados Unidos. Porém, foi somente nos anos 1950 que o jeans tornou-se objeto de desejo da juventude americana, como uma manifestação de rebeldia. Na época, personalidades transgressoras, como Marilyn Monroe, Marlon Brando e Elvis Presley, ajudaram a popularizar a calça.

Na década de 1970, o jeans foi adotado pelo estilo punk, ganhando versões estonadas e com rasgos. A peça se tornou uniforme de roqueiros, como os da banda Ramones.

20150525_historia-jeans_oqvestir_01

Desde então, vários shapes e cortes diferentes do jeans entraram e saíram de moda. Que tal a boca de sino dos anos 1970? Ou as calças bag da década de 1980? Hoje, democrático, o jeans presta um serviço a todos os tipos de silhuetas.

História Jeans

 

Siga o Blog do OQVestir no Bloglovin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *